O que é dimmer? Descubra como essa tecnologia pode melhorar seu ambiente!

O que é dimmer? Descubra como essa tecnologia pode melhorar seu ambiente!

O design de interiores é responsável por narrar diferentes histórias por meio de elementos que traduzem a linguagem de cada ambiente. 

Para obter um resultado harmônico, todas as escolhas, desde os móveis até a paleta de cores, devem se conectar com uma iluminação decorativa que representa a personalidade do local. É exatamente aqui que a dimerização entra em ação!

Sabendo como essa tecnologia pode aprimorar qualquer projeto, preparamos um conteúdo completo sobre o que é dimmer para você entender a importância de seu uso. Vamos lá? Siga a leitura! 

O que é dimmer? 

O dimmer é a tecnologia responsável por controlar a intensidade do brilho da luz, com o objetivo de aumentar ou diminuir a luminosidade do ambiente de acordo com a necessidade. 

Isto é, ele é responsável por determinar o clima para qualquer espaço, proporcionando uma iluminação indireta e suave ou potente e moderna. 

Além disso, ele também pode estar presente em diversos aparelhos inteligentes, como, por exemplo, o ventilador, o liquidificador ou até mesmo os espremedores. 

Como funciona o dimmer?

Agora que você já sabe o que é dimmer, explicaremos como essa tecnologia funciona. O modelo principal é um aparelho conectado ao sistema de energia capaz de controlar a intensidade da luz devido aos resistores ajustáveis. 

Já a segunda opção mais famosa está presente nas lâmpadas de LED que podem ser acionadas por meio do toque ou por aplicativos em caso de modelos inteligentes. 

Quais são os tipos de dimmer?

Entre os diferentes tipos de dimerização, temos os seguintes: 

  • Com botão touch: pode ser ajustado pelo botão presente no interruptor para determinar a intensidade; 
  • Rotativo: possui uma peça que facilita a escolha da luz desejada por meio da tecnologia giratória;
  • LED: presente em lâmpadas que podem compôr luminárias modernas; 
  • Controle: tem a possibilidade de selecionar a intensidade luminosa que você deseja via um aplicativo. 

Existem luminárias com controle dimmer?

A resposta para essa pergunta é: sim! Para quem busca praticidade para projetos que exalam a modernidade, é essencial o uso de uma iluminação com dimerização. 

Aqui na Zaff Design, você encontra uma variedade de luminárias com design italiano que possuem essa tecnologia capaz de aflorar sensações em todas as pessoas que frequentam o seu ambiente. 

Elas são portáteis, têm luz de LED e controle de temperatura, ou seja, é possível ajustar o clima do seu espaço conforme desejar com apenas um toque. Entre as cores de luz presente nos modelos com dimerização, existem: 2200K, 2700k e 3000k. 

Quais são as vantagens da iluminação com controle dimmer?

Além de responder a sua dúvida sobre o que é dimmer, apresentaremos também algumas vantagens principais de investir nessa tecnologia no seu ambiente. Confira abaixo! 

Iluminação ajustável

Cada projeto de design de interiores tem especificações, tornando necessário a escolha de uma iluminação que condiz com essas características. 

Portanto, uma das vantagens da implementação de luminárias com essa tecnologia é a possibilidade de ajustar a personalidade do seu espaço mediante a cada ocasião. 

Dessa forma, conseguimos controlar a luminosidade entre suave e intensa desde salas de estar até quartos e escritórios, proporcionando aconchego e sofisticação, principalmente quando utilizando juntamente com a temperatura de luz. 

Conforto visual 

Vamos ser honestos, o brilho intenso pode ser um incômodo aos olhos dependendo do espaço, certo? Logo, para quem queria saber o que é dimmer e também se enquadra nesse quadro de pessoas sensíveis com iluminação, saiba que essas luminárias solucionam esse problema recorrente. 

Nelas, você consegue escolher a intensidade mais suave, responsável por proporcionar conforto visual e melhorar a qualidade do seu tempo no ambiente.

Decoração intimista e moderna

A decoração moderna é uma das favoritas de muitas pessoas, uma vez que explora o minimalismo de forma sofisticada e elegante. Dito isso, a dimerização consegue trazer um ar intimista e aconchegante para espaços de descanso, como a sala de estar e o quarto. 

O controle dimmer permite também que você crie ambientações diferentes e personalizadas, de acordo com o que está vivendo naquele momento, podendo diminuir para um jantar ou aumentar para a leitura. 

Esperamos que tenha tirado sua dúvida sobre o que é dimmer. Aproveite e conheça as luminárias de decoração e como usá-las. Até a próxima!
Postagem anterior